Uma análise da modalidade facultativa em textos falados e escritos de informantes natalenses

  • Autor
  • Lavínia Eliete Pereira Dantas
  • Co-autores
  • Cibele Naidhig de Souza
  • Resumo
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    Neste estudo, serão apresentados resultados do plano de trabalho de iniciação científica, desenvolvido na Ufersa, Caraúbas, e vinculado ao projeto maior, da orientadora, intitulado “A modalidade no Português no Brasil: estabelecimento de contextos de ocorrência e descrição do funcionamento dos verbos”.  O propósito do subprojeto foi analisar a expressão da modalidade facultativa por meio de verbos, em dados de fala e de escrita, de informantes de origem potiguar.  Foi realizado estudo teórico sobre a classificação e a tipologia das modalidades. Para análise dos dados da pesquisa, assumiu-se a classificação de Hengeveld (2004) que parte do cruzamento de dois fatores, o alvo e o domínio da avaliação modal. De acordo com o alvo, as modalidades são subdivididas em: a) orientada para o participante; b) orientada para o evento; c) orientada para a proposição. Em relação ao domínio da avaliação, Hengeveld (2004) propõe os seguintes tipos de modalidade: deôntica (referente àquilo que é permissível – legalmente, socialmente, moralmente); volitiva (referente àquilo que é desejável); epistêmica (referente àquilo que se conhece sobre o mundo atual); evidencial (referente à origem da informação contida sobre o mundo atual) e a facultativa, alvo deste estudo (referente à expressão de capacidade, da habilidade -  física, moral ou intelectual). Do cruzamento dos dois parâmetros, surgem alguns subtipos modais. Interessa a este estudo o domínio facultativo que pode ser orientado para o participante (descreve-se habilidade de um participante para se envolver no tipo de evento descrito no predicado) e, orientado para o evento (definido em termos de condições físicas ou condições circunstanciais da realização do evento). A pesquisa se serviu dos dados, de fala e de escrita, do corpus do D&G (disponível em https://discursoegramaticablog.wordpress.com/corpus/) provenientes de informantes da cidade de Natal. Localizaram-se ocorrências com os verbos poder e dar, nesse corpus, a fim de oferecer uma análise qualitativa da modalidade facultativa, nas duas orientações de modalidade. Foi possível identificar similaridades na realização desses valores modais, nos textos analisados e em outras pesquisas sobre o mesmo tema. 

     

  • Palavras-chave
  • Modalidade Facultativa, Linguística Funcional, Iniciação Científica
  • Área Temática
  • Linguística, Letras e Artes
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